segunda-feira, 13 de junho de 2011

Financiamento da Cultura

    Não sou um especialista, tampouco um estudioso a respeito, no entanto tenho a sensação que nossos filmes e peças de teatro, alguns sites na Internet e inclusive shows e festas populares não existiriam se os impostos não fossem desviados.
      Falo desviados sem julgamento de ilegalidade.
     Os cinema brasileiro vive reclamando que falta incentivo oficial para ganhar impulso, musculatura. Fala-se aos quatro ventos que faltam salas de cinema, distribuidoras e  que o público prefere assistir obras estrangeiras.
      Eu acho óbvio ululante. Comprar o consumidor compra, desde que tenha qualidade e ofereça o que o público quer. Aquela música, "todo o artista tem de ir aonde o povo está", não diz uma verdade?
     Se o filme tiver uma boa história, retratar a realidade  que  estamos  acostumados a  ver, reproduzir realidades e mazelas sem aquela linguagem que só os artistas entendem, o povo vai assistir.
    Acho que a arte é um produto como qualquer outro, e portanto tem riscos perdas e ganhos.       
      Porque não podem haver perdas?
     Acho que o dinheiro público, poderia ser usado para documentários, obras, livros dentre outros, que apenas e somente atendessem aos interesses coletivos. Obras comerciais que se paguem como todas as atividades econômicas.
      As boas intenções podem ser usadas para processos impublicáveis e desvios e neste caso com apoio  chancela oficial.
      Abre-se agora  no  interior  do  nordeste  os  festejos  juninos. Tempos fartos  para  artistas e prefeituras.
      Há uma caso notório, de uma prefeitura municipal de um município, cuja renda per capita ´e a maior do Brasil, próximo a Salvador, com uma refinaria de petróleo. A dita prefeitura vai gastar 3,5 milhões entre a decoração e a contratação dos artistas, para os festejos de cerca de uma  semana.  
      Não é aceitável, parece que não pode estar certo. 
      Por todo o país, falta educação, saúde, segurança, infraestrutura, saneamento básico.
      Porque não existem tantos projetos para renúncias fiscais que atendam estas necessidades?
      Somos um país injusto.
      Aqui só espertinhos  tem  o  direito  de  serem  bem  sucedidos, os  que trabalham sério e  que pensam com pudores, terão menos oportunidades e pagarão o preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário