terça-feira, 14 de junho de 2011

Bolsas plásticas

     Não tenho dados que quantifiquem, mas não me convence a ideia de substituir as sacolas plásticas descartáveis, por sacos de papel e ou embalagens reutilizáveis.
     Em teoria parece um bom negócio, já que o papel, mesmo que jogado no lixo, seria consumido rapidamente.
     No entanto para produzí-lo, teríamos que destruir mais árvores, sem falar que muitos resíduos, e mercadorias,  dificilmente podem ser embalados em papel da mesma maneira que com plásticos.
     O papel somente permite a embalagem de secos e a resistência é enormemente inferior às embalagens plásticas.
     A reutilização das embalagens plásticas para acomodar lixo, também não é levada em conta.          Então teríamos que comprar embalagens para acomodar nosso lixo.
     Aparentemente o problema das sacolas plásticas está nos custos que os supermercados tem com elas e não o destino delas, então um problema administrativo, de gestão.
     A reciclagem poderia ser estimulada e instalada nos aterros sanitários, de modo que todas as embalagens utilizadas para acondicionar os resíduos possam ser reaproveitadas. Não seria mais eficiente?
     A instalação de reciclagem criaria mais empregos, reaproveitaria mais materiais, fomentaria um cultura capaz de ganhar dinheiro onde antes só reinava o desperdício.
     Acho que estamos sendo alvos de uma eficiente campanha da mídia, cujo interesse prioritário ainda não conseguimos identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário