quinta-feira, 19 de maio de 2011

OPOSIÇÃO

     Sinto falta de rumo nas oposições. 
    Aparentemente nomes de projeção nacional não sentam para conversar a muito tempo.
    Que a situação tenha mais dispostos a defendê-la é da condição humana,  pois associar-se ao sucesso é notoriamente mais fácil que criar alternativas e eventualmente aproveitar-se de sobras.
    O que a oposição necessita é de ideias novas ou mesmo recicladas mas que sejam capazes de serem alternativas as imposições atuais.
    Em nome da democracia, normalmente a minoria se submete.
   O que não é aceitável, é que a maioria seja  conseguida sem qua haja discussões qualificadas, argumentadas, justificadas.
    Não se trata de ser oposição e se traduzir por ser contra a tudo o que está aí sem consequência, mas de se levar em conta que no fim o que interessa é o bem comum e jamais seremos grandes sem objetivos pré definidos, até onde queremos chegar.
      Para a oposição, o dizer popular "farinha pouca, meu pirão primeiro" se encaixa perfeitamente.
      Não há uníssono nem na reforma política, que como está colocada, vai causar retrocesso no sistema de votos proporcionais, onde a maior parte dos eleitos, não são os mais votados, mas por um mecanismo, só compreensível aos iniciados, calcula-se um cociente e isso determina o número de parlamentares com direito a diplomação em cada sigla ou coligação.
      A proposição atual propõe que se vote nos partidos, em uma lista fechada, sei lá como ela será construída, com certeza não será aberta permitindo que se renove as lideranças.
     Uma reforma que implique em retrocesso, não deixa de ser uma reforma, embora possa se discutir se é benefica ou não.
     O uníssono da oposição se faz necessário, pois justamente assuntos assim impõe a todos a vontade de poucos à maioria.
    Eu não duvido que a ser aprovada a lista única, os atuais partidos em destaque, sairão fortalecidos, mas congelamos qualquer possibilidade de renovação e aumentaremos sensivelmente a submissão de muitos aos caciques que imporão suas vontades de acordo com suas conveniências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário