quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESTUDAR OU NÃO




     Qualquer ser racional sabe das inúmeras vantagens que leva o letrado em relação ao iletrado.
     É claro que a vida está cheia de exemplos de sucesso que podem provar que o ensino formal não é uma garantia absoluta de nada.
     Inúmeros outros fatores interferem na trajetória de vida e escolhas bem sucedidas.
     Mas imagine a combinação de conhecimento, com algumas habilidade/escolhas da natureza humana, tais como: craque do futebol, político, empresário, agricultor, dentre outras.
     Alguns jogadores de futebol são referências como atletas, mas não o são como exemplos de vida e alguns o são nos dois campos, cito Raí, Kaká, Pelé, Carlos Alberto, Tostão e outros. É clara a ligação entre as duas condições.
      Essas relações podem ser vistas na agricultura, cujas observações e alterações de técnicas, aumento de produtividade estão diretamente relacionadas ao conhecimento e ensino formal.
      O protagonismo da história está, e estará sempre sujeito a capacidade que os seres humanos têm de se adaptar e moldar os recursos às necessidades, ou então, não fosse tão importante, porque as nações mais desenvolvidas do mundo também são as mais instruídas e as empresas de modo geral, só contratam os profissionais mais preparados formalmente.
      Entretanto, para ser político popular, não precisa ser formado em faculdades, basta saber falar o que as pessoas querem ouvir e encontrar um grupo disposto a espelhar os mitos e jargões que as paixões produzem, centradas nas dúvidas e dificuldades que enfrentam no dia a dia. Assim é Lula, assim foi Getúlio Vargas, assim foi Hitler. Lula, Getúlio Vargas e Hitler só são comparáveis na forma de vender suas idéias. Não admitem oposição e sempre tem um culpado externo para as próprias limitações e erros, e, propaganda, propaganda, propaganda.
       Voltando a questão estudar ou não. A educação é comparável a observar a paisagem de uma janela. Quanto mais próximo da abertura, maior será o campo de visão, portanto mais informações, o que possibilita tomar decisões após uma análise de variáveis que podem interferir no resultado final, com maior acerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário