quinta-feira, 11 de março de 2010

Ser ou não ser.

   A campanha política corre solta, embora esteja proibida pelo TSE. Eles fingem que não fazem e nos somos lesados duas vezes, pagamos para ouvir mentiras e pagamos os que fingem nos defender.

   A educação pública em Salvador está um caos. A estadual fecha escolas sem aviso prévio, pune diretores por ousar reclamar e a municipal... começou o ano letivo com greve (quase 30 dias) e escolas estão sem carteiras para os alunos sentarem. Mas apesar disso tudo o mais grave é que ao andar pelas ruas, 10 horas da manhã, encontra-se multidões de alunos próximos as escolas, não estão estudando. Se o aproveitamento é precário em sala de aula, imagine fora.

   O Lula fala o que quer, quando e como quer, nada abala a popularidade de "sua santidade" . Estamos sem estradas, aeroportos no limite, telefones caros, carga de tributos crescendo, saúde ao Deus dará, o estado inchado, sindicatos, empresas públicas, UNE e ONG's aparelhados. Os ganhos que tivemos nos últimos anos poderiam ser maiores se "os sábios" do momento tivessem humildade e discutissem com a sociedade soluções necessárias e sobretudo não tivessem tanta necessidade de autopromoção e comparar-se com os governos passados. " nunca antes, na história desse país..." 

   Estamos comemorando crescimento do PIB zero. A "alegria" é que nos outros países o PIB foi negativo. Não consideramos que estávamos quase parando nos outros anos, enquanto os outros países comemoravam crescimentos nos estávamos entre os que menos cresciam. É um conformismo que me assusta, pois deixamos de aproveitar os ventos fortes e agora comemoramos que estamos parados. Seu filho não cresce, sua idade não avança, seu carro e imóvel não ficam velhos...

   Ganhamos na OMC direito a compensar perdas com os EUA. Beleza, e daí? Dependemos tecnologicamente de equipamentos, máquinas e tecnologias produzidas lá,  aumentando as taxas, aumentamos o custo das aquisições, se procurarmos outros fornecedores é provável que estes também aumentem os preços (certamente acontecerá com o trigo), portanto, e daí?

   O governo fala em "agricultura familiar". Tenho a impressão que não sabem do que estão falando. Por definição é pequena, artesanal, pouco eficiente. Não vejo incentivos para novas tecnologias, ao cooperativismo, a capacitação dos pequenos agricultores, a assistência técnica. Querer que o pequeno agricultor se conforme com a sua situação de dependência e não acesse aos confortos da vida moderna é equivalente a condená-lo ao atraso, colocando-o á margem da sociedade.

   O prefeito de Salvador, João Henrique, disse em recente entrevista á Rádio Metrópole, que os problemas de trânsito da cidade, em parte, é culpa das concessionárias, que vendem automóveis em até oitenta vezes. Acho que ele não sabe o que é gerir, governar, ser prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário