terça-feira, 30 de março de 2010

Cooperativismo

   Sou um defensor ferrenho do coperativismo. 

   As cooperativas juntam pessoas que tem objetivos similares em grupos com o fim de somar esforços e melhorar os resultados finais de todos.

  Os indivíduos não são anulados ao contrário, a sua individualidade é enriquecida com a experiência e convivência com seus pares. 

   O conhecimento, o saber, as informações quanto mais divulgadas, mais crescem e produzem frutos e aliás, só são úteis para a sociedade se públicas. Falo da sabedoria de modo geral, da ciência.  É claro que tem informações que não podem ser públicas, como a senha do banco, o nome da(o) amante...

   Eu acho que é por isso que a agroindústria do nordeste capenga, importamos quase todos os cereais, legumes, verduras e laticínios que consumimos.

    As cooperativas poderiam bem importar conhecimento e tecnologia, empregar veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agropecuaristas, administradores, contadores... tornando mais eficiente as técnicas produção, estocagem e comercilização dos produtos agropecuários. Nas cidades poderiam ser empregadas na reciclagem, na coleta de lixo, na educação, segurança, na construção de conjuntos habitacionais (sem desvios, claro)... não só no transporte alternativo (ilegal?) e táxis como hoje.

     É claro nem todos os problemas seriam resolvidos desta maneira, mas certamente estariamos a caminho.

   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário