terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CORRUPÇÃO, A HERANÇA DE LULA

     Onde houver homens é muito provável que lá tenha alguns comportamentos condenáveis pelas leis estabelecidas para aquele grupo.
    O ruim dos tempos em que vivemos em nosso país, é o estabelecimento de um status do tipo chegou a nossa vez.
   Não podemos ser transigentes com o descumprimentos das leis vigentes nem tampouco com o famoso jeitinho, na versão pejorativa.
  A convivência em sociedades civilizadas exigem que todos cumpram o acordado, pois, igualamos a todos no cumprimentos de deveres e portanto no respeito aos direitos individuais.
  Os oito anos do governo de Lula, nos dois de Dilma, vimos avanços na área econômica, de saúde e até educação,(embora ache que poderíamos ter evoluído mais).
   Mas a maior marca é com certeza a corrupção. 
   Não adianta dizer que nunca se apurou tanto, nunca se prendeu tanto e que também existia noutros governos e existe nos meios privados.
   O fato é que nunca o executivo se fez tão próximo de escândalos como o de Lula e Dilma com tantos servidores do primeiro escalão acusados e até demitidos, mas ainda assim, está no ar a falta de punição, ou o crime compensa.
    Muitas vezes são exaltadas as biografias dos envolvidos, como se isso os tornasse inimputáveis. 
   A corrupção dos meios privados é de competência de cada gestor privado, para preservar seus recursos, mas a dos públicos me atinge. 
   A cada centavo do orçamento público não aplicado devidamente, empobrece os mais pobres, faltando recursos para a escola, para o   posto de saúde, segurança pública, desvia dinheiro de pesquisas, saneamento e outros bens e serviços públicos em demanda.
  A não punição ou punições percebidas como inferiores às merecidas, estimulam os delitos.
   A sociedade pode não saber votar, visto que elegemos aberrações, mas  certamente sabe se adaptar aos novos ventos. 
   A corrupção não é só a do governo, está no nosso dia a dia, quando sonegamos um impostinho aqui, estacionamos em local errado ali, subornamos o guarda, um gatinho acolá, compramos produtos piratas.
    A dos governos é muito  danosa pois tem um efeito didático, o "sucesso" a ser seguido.
   Torna-se penoso  seguir os trâmites normais, quando parte das pessoas consegue atender suas necessidades, com expedientes condenáveis.
    Portanto o governo, tem o dever de punir exemplarmente e manter toda sorte de vigilância, para não prosperar o mau exemplo.
     Deveria saber que na condição de líder, o exemplo é mais eficaz.
     É melhor e mais aceito o siga-me que o avancem. 
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário