terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

HORA DE REPENSAR O FUTURO.

     Eduquei dois filhos, fui professor e posso afirmar com certeza, meus melhores ensinamentos, pelo menos os mais compreendidos e seguidos foram os exemplos.
   O faça o que digo e não o que faço, não funciona na educação.
   O meu lado professor me ajudou a compreender, que a defesa dos filhos deve ser incansável e sempre devemos estar atentos a eventuais problemas que eles tenham e esta disponibilidade é uma responsabilidade que não pode ser omitida nem terceirizada, para a escola a igreja, a babá e etc...
   Contudo a defesa dos nossos filhos deve incluir a responsabilidade de prepará-los para a vida futura, isto inclui respeitar aos outros, as leis, conviver em sociedade, ética, ter espírito desarmado e por que não religião. Os valores religiosos geralmente ensinam tolerância, compreensão e valores éticos e morais.
   Drogas, comportamentos sociais, no trânsito, nas filas, respeito aos idosos e aos diferentes são comportamentos aprendidos nas interações familiares e nos grupos de convivência.
   Perdi um de meus filhos, e por isso vou me culpar eternamente, pois morreu as vésperas de completar 21 anos, uma terrível depressão que não percebi, ceifou sua vida.
   Em toda a vida estudantil e ou social dos meninos, jamais alguém fez algum reparo no caráter deles, mas fui chamado à escola, porque conversavam demais e faziam bagunça nas salas por onde passavam, nas avaliações, sempre estavam na média do grupo. Desculpem, mas crianças saudáveis são sempre ativas, criança quietinha num canto tem algum problema e no mínimo merece ser observada.
    Essa introdução visa expor minha indignação com o comportamento de pais que acham que proteger seu filho e não deixá-lo assumir responsabilidades pelos seus atos e mais nos erros dos filhos não ensinar que o correto responder às consequências dos erros.
    Um Jet Ski, manejado por menores se desgovernou e matou uma criança que estava na praia brincando.
    O que poderia ser uma triste fatalidade, gerada por uma irresponsabilidade, consegue ser pior, pois além de menores sem limites, estão os pais que omitem socorro, se escondem e tiram os menores do local, usando os meios de locomoção que dispõe e deixando o mal causado para os outros resolver.
    Espero sinceramente que a lição que esses pais deram aos seus filhos não tenha sido guardada, para que no futuro, os pais não sejam vítimas de filhos tão mal educados.
    Aliás acho que a justiça deveria questionar o pátrio poder de seres procriadores tão irresponsáveis.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário